São Paulo, SP,
02
Outubro
2023
|
23:32
Europe/Amsterdam

TransUnion impulsiona localização de potenciais doadores de medula óssea

Solução de informações da companhia ajudou a atualizar dados de quase 100 mil possíveis doadores de medula óssea nos últimos sete anos

A TransUnion, empresa global de informações e insights, disponibiliza para o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) uma solução de dados cadastrais que auxilia na localização de possíveis doadores voluntários de medula óssea. A parceria, firmada em 2015, viabiliza o uso das informações para ajudar na localização de possíveis doadores e assim ajudar a salvar vidas.

A tecnologia tem contribuído com as possibilidades de pacientes que precisam encontrar um doador compatível para a realização de transplante, uma vez que a compatibilidade é de 1 em cada 100 mil não familiares, segundo dados do Ministério da Saúde. Até 2022, o REDOME solicitou o contato de mais de 14 mil pessoas, tendo localizado 60% deste montante. A busca por indivíduos em um banco de dados atualizado amplia a chance de localização das pessoas que se cadastraram como doadoras, mas que, por algum motivo, não renovaram as informações de contato no portal do REDOME.

Para contribuir nesse processo, a TransUnion disponibilizou a solução de dados que permite acessar on-line e em tempo real informações de diversas fontes por meio de consultas por CPF, CNPJ, nome, razão social, telefone e e-mail com segurança e dados atualizados. Nestes últimos anos, o REDOME realizou quase 100 mil consultas por meio da solução da TransUnion. Esses dados atualizados impactam positivamente o índice de localização de potenciais doadores voluntários em todo o Brasil. Atualmente, 70% dos transplantes são realizados com doadores brasileiros. Em busca de mais doadores, o REDOME pode acessar o banco de dados para verificar as informações de contato dos voluntários cadastrados e, assim, ampliar as possibilidades de sucesso em sua localização. O uso da solução é feito sem nenhum tipo de ônus e seguindo todos os critérios da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados).

Impacto do REDOME em números

  • 359 pacientes realizaram transplante com doador não-aparentado, em 2022, no Brasil. Desse total de pessoas, 221 eram brasileiros se beneficiando de doadores do REDOME, enquanto outros 76 pacientes estrangeiros foram beneficiados com a doação de medula de brasileiros.
  • 188 pessoas fizeram transplante, entre janeiro e junho de 2023.
  • 871.922 pessoas se cadastraram para serem doadoras, de 2019 a julho de 2023.
  • 998 pessoas fizeram a doação de medula óssea, de 2019 a julho de 2023.
  • 39.787 doadores foram contatados, de 2019 a julho de 2023

“Sabemos que localizar uma pessoa doadora de medula óssea não é algo simples, já que a compatibilidade entre irmãos é de apenas 25% e na população em geral este percentual é muito menor. Por acreditarmos que a informação é poderosa, queremos usá-la para o bem, ajudando a encontrar doadores compatíveis para cada caso. Atuamos com o objetivo de causar um impacto positivo imediato na qualidade de vida das pessoas. Por isso colocamos à disposição do REDOME nossa solução para facilitar a busca e aumentar as chances daqueles que precisam de transplante”, comenta Juarez Zortea, presidente da TransUnion no Brasil.

Nos últimos sete anos, foram realizadas muitas buscas em tempo real pelo REDOME. "Apesar de sermos o terceiro maior Registro do mundo, com mais de 5,5 milhões de pessoas cadastradas, a localização dos doadores compatíveis ainda representa um grande desafio. Encontrar estes doadores em tempo hábil, garante que esta corrente de solidariedade e generosidade não seja interrompida", comenta Danielli Oliveira, coordenadora técnica do REDOME.

Atualmente, cerca de 650 pacientes estão em busca de um doador não aparentado compatível no Brasil. Para o cadastro, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde e sem histórico de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como HIV e hepatite C. O cadastro permanecerá ativo até os 60 anos de idade. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados em todos os estados do país para  salvar a vida de alguém. Se você já é doador, não esqueça de manter seus dados atualizados. Clique aqui.

Para saber mais sobre a solução da TransUnion, acesse aqui.

Modelo

Sobre o REDOME

O REDOME reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. Atualmente são realizados cerca de 340 transplantes não aparentados por ano. Com mais de 5,5 milhões de doadores cadastrados, é o terceiro maior registro do mundo e pertence ao Ministério da Saúde. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) que é responsável pela coordenação técnica do REDOME.

Sobre a TransUnion  

A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores alcancem grandes realizações na economia moderna. Fazemos isso fornecendo um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso de Informação para o Bem®.

A TransUnion está há mais de 50 anos no mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes. Opera no Brasil há 10 anos, desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs e Indústrias.

Para saber mais, visite o site e acompanhe nas redes sociais: 

Website: http://www.transunion.com.br  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/transunion/  

Facebook: https://www.facebook.com/transunionbrasil  

Twitter: https://twitter.com/tu_brasil 

Youtube: https://www.youtube.com/c/transunionbrasil