São Paulo,
12
Novembro
2019
|
13:00
Europe/Amsterdam

3 dicas infalíveis para se dar bem na Black Friday e em outras datas comerciais

Por Fernando Gomes, Head de Prevenção à Fraude TransUnion Brasil e Geovane Zanetti, Head de Analytics, Marketing Services e Dados TransUnion Brasil

Natal, Dia da Mães, Dias dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa. Essas eram as principais datas que importavam para o comércio físico e on-line até pouco tempo atrás.

Desde 2010, a Black Friday movimenta a cabeça de quem vende e, cada vez mais, de quem compra. Em sua primeira edição no Brasil, 50 empresas participaram da iniciativa e lucraram R$3 milhões, segundo dados da Ebit|Nielsen*. Já em 2018, esse montante atingiu R$2,6 bilhões.

Com números tão expressivos, é natural que os varejistas queiram aproveitar a oportunidade para incrementarem as vendas no último trimestre do ano, ou antecipar o faturamento do Natal.

Para ajudar no melhor aproveitamento para a Black Friday e outras datas comemorativas que movem o comércio ao mesmo tempo que evita fraudes, é importante prestar atenção em alguns pontos. Confira:

1 - INVISTA NESSAS DATAS

Seja você um experiente comerciante ou um iniciante no varejo, não esqueça de reservar a maior parte do seu investimento de marketing para campanhas próximo às datas comemorativas. Mas, além disso, se você quer vender com segurança, prepare-se também para evitar fraudes, em especial nos canais digitais.

Um desafio enfrentado pelas empresas em datas comemorativas, especialmente durante a Black Friday, é manter a qualidade de análise e o tempo de resposta frente a uma demanda exponencialmente maior. Muitas empresas contam com processos de revisão manual e utilizam recursos temporários ou diminuem o rigor da análise para dar conta do volume excedente. Por outro lado, abrem oportunidades para os fraudadores.

Para ter tranquilidade nesses momentos de maior volume e demanda, é importante investir em plataformas de prevenção à fraude que sejam escaláveis e robustas. Por exemplo, aposte em soluções de device verification, que compreende o perfil do dispositivo que está realizando a venda, para extrair insights de fraude digital em milissegundos e sem onerar a jornada de seu consumidor.

2 - PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA E APOSTE EM CONTEÚDO

Antecipar-se à concorrência não significa apenas anunciar antes, mas também causar impacto nos clientes, gerando conversões em visitas ao site e, especialmente, em vendas.

Então, o melhor momento para preparar-se para as datas comemorativas é durante o planejamento anual, quando há tempo para pesquisar os períodos mais importantes para o seu negócio e criar cronogramas reversos, surpreendendo os futuros clientes com conteúdos interessantes e relevantes para a sua marca.

Veja alguns exemplos de datas que podem ser estratégicas para os negócios:

  • Livraria: Dia do Leitor (07/janeiro), Nascimento de Monteiro Lobato (18/abril), Dia do Livro (23/abril).
  • Informática: Nascimento do Steve Jobs (24/fevereiro), Dia do Star Wars (04/maio), Dia da Informática (15/agosto).
  • Alimentação: Dia da Pizza (10/julho), Dia da Saúde (05/agosto), Dia do Veganismo (01/novembro).

3 - ESCOLHA A AUDIÊNCIA CERTA

Você já está com o orçamento reservado, produtos de primeira, uma ótima linha criativa para a campanha e condições de pagamento sem igual. O que mais pode faltar? Conseguir falar com a audiência certa.

Não adianta nada colocar todas as fichas em descontos incríveis ou uma comunicação impactante para a Black Friday se a sua mensagem não chegar ao público-alvo, correto? Qual o perfil de quem compra nessas datas? Qual o canal ideal para uma comunicação direta com o público? Por que algumas audiências em potencial não convertem?

Para que sua campanha seja efetiva, algumas ferramentas digitais podem ajudar empresas a prospectarem consumidores e corporações o ano todo nos ambientes on-line e off-line através de campanhas de Marketing Direto e Digital, com soluções de Enriquecimento de Dados, Mailing, Hot Prospects, Targeting e Audiências Digitais.

Acesse nosso infográgico com essas 3 dicas infalíveis para se dar bem na Black Friday: http://transu.co/60091J4pS

*Fonte: https://www.ebit.com.br/imprensa/faturamento-total-blackfriday

Sobre a TransUnion

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.

“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion.