São Paulo,
08
Janeiro
2019
|
13:00
Europe/Amsterdam

Creditas ganha agilidade e escalabilidade nos negócios com solução TransUnion

A contratação da TransUnion permitiu que a Fintech impulsionasse seus negócios a partir da compreensão do comportamento de seus possíveis clientes e na oferta de soluções customizadas para concessão de crédito

Em busca de ganhar mais escala nos negócios e compreender melhor o comportamento dos seus clientes em potencial, a Creditas, uma das principais fintechs brasileiras e especializada em oferta on-line de crédito com garantia, implementou a solução Crivo da TransUnion, companhia global de soluções de informação, para auxiliar seus processos de negócio e aumentar sua receita. A solução ajudou a startup a captar novos clientes e impulsionar sua presença no mercado.

Com a popularização dos dispositivos móveis - smartphones, tablets etc. - e o avanço da adesão dos brasileiros às plataformas digitais, o relacionamento entre o cliente e as instituições financeiras se dinamizou, aguçando a competitividade no mercado. A digitalização e modernização dos bancos tradicionais foi uma resposta a esse cenário, aumentando sua concorrência com as Fintechs, que ainda contam com o diferencial competitivo: o processo completamente on-line.

O principal desafio da Creditas era integrar fontes de dados de forma mais parametrizada e organizada, para agilizar seu processo de decisão de concessão de crédito. O fluxo de informação otimizada substitui o modelo manual de coleta de dados e qualificação de potenciais clientes, liberando tempo dos profissionais da companhia para atuação em atividades mais estratégicas do negócio.

Focada em oferecer um produto de maior qualidade - o crédito com garantia -, com mais eficiência e para diversos perfis de pessoas, a Creditas buscou nas iniciativas inovadoras da TransUnion um meio de ganhar escala e agilidade na abordagem de clientes qualificados, encurtando o ciclo de sua jornada em busca de crédito.

“A TransUnion se apresentou como uma empresa que poderia tornar nossos processos mais rápidos, otimizando a solução que a Creditas oferece para o mercado diante da qualidade desafiadora que encontramos em opções e condições de empréstimo no país”, comenta Sergio Furio, CEO e Fundador da Creditas. “A partir da parceria com TransUnion, em que passamos a acessar os dados acurados do Crivo, conseguimos criar conexões em tempo recorde e encontrar os clientes certos de uma maneira mais eficiente”.

Além de velocidade operacional, era preciso também que a solução oferecesse à Creditas uma abrangência mais rápida e uma perspectiva global do potencial cliente por meio dos dados fornecidos. Com apenas uma informação apresentada - como o CPF, por exemplo -, a companhia obtém mais referências do perfil desse consumidor, incluindo estado civil, profissão, geolocalização, entre outras. E, a partir do perfil delineado desses prospects, a Creditas passou a realizar ofertas de crédito aderentes e customizadas às necessidades de cada um, de forma rápida e estruturada.

Outro benefício desse projeto que levou a Creditas a estabelecer seu próprio processo de decisão foi a integração das fontes de informações da TransUnion para enriquecimento da base de dados da Creditas, otimizando etapas como a consolidação de certidões e documentos.

“Uma Fintech, como qualquer outra startup, possui diversos desafios para sobreviver no mercado, como oferecer um serviço diferenciado, preços mais acessíveis e escalabilidade nos negócios”, explica Juarez Zortea, presidente da TransUnion. “Por meio da nossa experiência com o mercado de Fintechs e nossa visão consumer first – consumidor em primeiro lugar, conseguimos ajudar a Creditas a segmentar e aplicar seu modelo de negócios de maneira mais eficaz, gerando agilidade e melhor compreensão do público de interesse da empresa, tornando a operação mais assertiva”.

De acordo com Furio, a abertura da TransUnion para compreender as demandas foi muito significativa. “Contar com especialistas focados nas Fintechs e que conhecem nossos reais desafios nos ajudou a promover melhor o propósito da nossa marca, que é a de oferecer um crédito de qualidade para as pessoas, combatendo o mau endividamento e também ajudando a levar educação financeira à população brasileira”.

A TransUnion possui outras diversas iniciativas junto às Fintechs. No Brasil, é parceira do programa de aceleração Darwin Startups e possui um espaço com foco em inovação, o The Hub - TU, alocado em seu escritório sede, em São Paulo. Do ponto de vista global, desde março de 2017, a companhia oferece às Fintechs o Innovation Lab, em Chicago - EUA, um espaço de cocriação no qual as startups são convidadas a desenvolverem soluções com suporte e mentoria dos profissionais da TransUnion. Em abril deste ano, o escritório da TransUnion nos Estados Unidos lançou o Startup Credit Kit, solução que oferece às novas empresas acesso rápido e fácil a informações e dados alternativos referentes a tendências de crédito e prevenção à fraude.

Sobre a TransUnion

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.

“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion

Sobre a Creditas

A Creditas é a principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil e trabalha com dois produtos principais: o empréstimo com garantia de imóvel e o empréstimo com garantia de veículo. Seu propósito é oferecer um crédito de qualidade que ajude os brasileiros a usarem seus bens para alavancar seu progresso financeiro e pessoal, viabilizando projetos de vida e combatendo o mau endividamento. Essa modalidade de crédito é diferenciada porque oferece taxas mais baixas, parcelas menores, valores maiores e prazos de pagamentos mais longos. Fundada em 2012 e baseada em São Paulo, a Creditas conta com 500 tripulantes (funcionários) e já recebeu R$285 milhões em investimentos de fundos internacionais de Venture Capital. A empresa tem se destacado nos rankings da FastCompany, da CB Insights e do Love Mondays, sendo apontada como uma das fintechs mais promissoras do país. Seu DNA digital permite usar a tecnologia para escalar o negócio, otimizar processos e melhorar a experiência dos clientes – sem dispensar o atendimento personalizado, prestando consultoria e oferecendo educação financeira.