São Paulo,
18
Junho
2019
|
15:00
Europe/Amsterdam

Geru aumenta cobertura de crédito atendendo cada vez mais pessoas com soluções TransUnion

O uso de soluções de informação da TransUnion permitiu que a FinTech aprimorasse em 70% o enriquecimento e atualização de dados de seus clientes e prospects, aumentando a assertividade nas análises de perfil para concessão de crédito pessoal

A presença de novos serviços financeiros tem revolucionado a relação do consumidor com o mercado nos últimos anos. Seguindo essa diretriz, a Geru, startup de empréstimos on-line presente no Brasil desde 2015, investiu nos serviços da TransUnion, companhia global de soluções de informação, a fim de aumentar a assertividade dos processos de análise para concessão de crédito.

Por meio do Crivo, solução de decisão de crédito e risco, e do ZipOnline, plataforma de consultas que fornece informações para tomadas de decisões, a FinTech aprimorou em 70% o enriquecimento e atualização de dados de clientes e prospects. A iniciativa permitiu que a Geru ganhasse escala, possibilitando uma melhor penetração de serviços financeiros de crédito à população, além de reduzir a inadimplência dos consumidores em seis vezes, uma vez que passou a compreender melhor seus beneficiários.

O conceito do modelo de negócios da Geru surgiu em 2013 e, atualmente, a companhia trabalha com empréstimos pessoais entre R$ 2 mil e R$ 50 mil, com juros abaixo dos encontrados no mercado. Com isso, a FinTech atende pessoas que, geralmente, buscam por crédito de fácil acesso e com taxas e juros mais acessíveis. Além disso, oferece funcionalidades atrativas, a exemplo de processos 100% digitais, redução de burocracias, serviços mais personalizados e dinâmicos.

Para que a empresa tivesse efetividade em suas operações e diminuísse o risco de perdas financeiras por inadimplência, era necessário utilizar modelos de análise de dados alternativos; movendo-se um passo além dos tradicionais scores de crédito, situação bancária, renda mensal, entre outras variáveis. Por isso, o maior desafio da FinTech era conseguir mais agilidade e precisão na identificação e análise da situação financeira de possíveis clientes e requerentes de crédito.

“Quando estreamos no mercado, inovamos ao lançar a ideia de dar um retorno em tempo real ao cliente sobre sua solicitação de crédito. Atualmente, esse é um requisito essencial para qualquer instituição financeira que busca sustentabilidade nos negócios”, explica Sandro Reiss, CEO da Geru. “Nesse sentido, nós buscávamos uma análise hiper-personalizada que, além de levar o acesso às soluções de crédito para o maior número de pessoas possível, também reduziria os nossos riscos de não pagamento. Encontramos na TransUnion as soluções ideais para nossas necessidades”.

As soluções de informação da TransUnion possibilitam a implementação de uma análise para concessão de crédito inteligente e automatizada, contribuindo para uma melhor compreensão do comportamento do público e no desenvolvimento de ofertas que atendam às suas reais necessidades. Além disso, com base nas informações é possível aperfeiçoar a experiência de consumo e colaborar, consequentemente, para a inclusão financeira de comunidades.

A partir do uso do Crivo, a FinTech ganhou mais agilidade na definição de políticas de concessão de crédito, adequando a análise de perfil de clientes e de sua situação financeira atual. Já o ZipOnline permitiu o enriquecimento e atualização dos dados cadastrais dos solicitantes de crédito. Com as funcionalidades usadas até então, não havia match entre o e-mail fornecido pelo usuário no site e as informações disponíveis no ZipOnline.

“Com a TransUnion, foi possível automatizar as análises de concessão de crédito por meio de mais de 600 fontes variáveis, que são exaustivamente testadas. Isso trouxe maior segurança para ambos os lados e reduziu em seis vezes os casos, antigamente comuns, de ausência de quitação da dívida”, comenta Reiss.

Para o presidente da TransUnion, Juarez Zortea, as FinTechs modificaram os modelos de negócios no mundo, trazendo uma nova oportunidade para melhorar os serviços financeiros prestados e oferecendo mais qualidade de vida às pessoas a partir de acesso a ofertas de produtos e serviços. “À medida que o mercado financeiro se desenvolve, as startups se concentram na experiência do cliente e na qualidade de seus produtos a fim de manter seu posicionamento no mercado. Nessa ótica, é importante que elas analisem seus dados e informações de modo inovador. Utilizando soluções de informação, decisão e análise em seus processos internos, essas empresas se tornam ainda mais competitivas, com ofertas mais amplas”, comenta.

A TransUnion acredita que novas ideias são essenciais para o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Nossos negócios são guiados por uma forte veia inovadora e buscamos levar esse conceito ao mercado de diversas maneiras, seja em nossas ofertas ou por meio de parcerias. No Brasil, somos parceiros de programas de aceleração e ecossistemas de startups, como a Darwin Startups, InovaBra e Distrito Fintech, além de contarmos com o The Hub - TU, espaço alocado em nossa sede, em São Paulo, que contribui para a construção de um ambiente múltiplo, reunindo diversas áreas de negócios para ações voltadas à qualidade de vida e de interação e convivência horizontal entre colaboradores e a comunidade em geral, incluindo clientes e parceiros”, explica Zortea.

Sobre a Geru

A Geru é a primeira plataforma de empréstimos online do país. Desde que foi ao ar, em 2015, trabalha para oferecer aos brasileiros a possibilidade de fazer um empréstimo sem sair de casa, de maneira rápida, transparente e segura, e o melhor: a taxas justas e personalizadas, que variam entre 2% e 9,5% ao mês. A partir de novembro de 2018 ampliamos os perfis de empréstimo atendidos, o que possibilita que mais pessoas tenham o crédito concedido.

Sobre a TransUnion

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros.  A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.

“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion.