SÃO PAULO,
01
Novembro
2017
|
13:00
Europe/Amsterdam

Setor de transportes cresce 40% entre Microempreendedores Individuais

Pesquisa da TransUnion revela segmentos com maior número de novas empresas ativas: Beleza e Estética, Serviços, Educação e Comércio também cresceram no comparativo anual

A TransUnion, empresa de soluções de informação acaba de lançar uma pesquisa sobre empreendedorismo no Brasil. No estudo, a categoria de Microempreendedor Individual (MEI) é a que mais apresentou novos registros este ano, com aumento de 17% no comparativo entre os três primeiros meses de 2016 e 2017. O setor de Transportes registrou aumento de 40% no ano a ano, seguido por Beleza e Estética, que cresceu 22% no mesmo período; Serviços, com aumento de 18%; Educação, com 15% e comércio, com 12%.

Considerando apenas as atividades listadas no segmento de Transportes, o rodoviário coletivo teve maior crescimento de um ano para o outro, apresentando a marca de57%, seguido pelo transporte escolar, que teve aumento de 24% e transporte de carga, com evolução de 11% ante o mesmo período do ano passado.

Já a categoria de Beleza e Estética, que reúne cabeleireiros, atividades estéticas e outros serviços de cuidados com a beleza, cresceu 22,5% no comparativo dos primeiros trimestres deste e do ano anterior. A atividade de cabeleireiro, que mais se destaca no setor, teve um aumento de 20% no número de novas empresas. O segmento é o que registrou maior volume de novas empresas ativas entre janeiro e março de 2017.

“Os setores de maior crescimento são um reflexo da desaceleração econômica que o país enfrentou nos últimos meses, período em que muitos desempregados buscaram novas alternativas para gerar renda. Ter um negócio formalizado, com baixo custo de manutenção mensal, aumenta as chances de fazer negócios e dá mais segurança para o empreendedor”, comenta Claudio Pasqualin, diretor de produtos e novos negócios da TransUnion no Brasil.

A pesquisa da TransUnion também ressalta dados de outros setores, como o de serviços, que registrou aumento de 18% entre 2016 e 2017, com destaque para os serviços ambulantes de alimentação, área que mais teve registros de novas empresas do segmento em 2017 - 8.299 novos empreendimentos -, com aumento de 12% entre os primeiros trimestres de 2016 e 2017.

O setor de Educação registrou aumento de 15% nas novas empresas, com a maioria deles sendo criadas na área de ensino de arte e cultura, que apresentou 12,3%. Já o setor de comércio teve crescimento de 12% no mesmo período, sendo a área de maior destaque a venda de artigos de vestuário e acessórios, com 26.916 novos registros ativos em 2017 e aumento de 7%.

O estudo analisou 1.748.036 inscrições ativas e optantes pelo Sistema de Recolhimentos em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI). A TransUnion fornece soluções de informação para os segmentos financeiro, seguros, telecomunicação, varejo e cobrança realizarem prospecção qualificada de novos consumidores, verificação de risco, gestão do portfólio de clientes, recuperação de dívidas, verificação de identidade e prevenção a fraudes.

A companhia tem soluções baseadas em dados alternativos que permitem uma nova forma de entendimento do comportamento de risco de clientes, indo além dos processos tradicionais realizados internamente ou por bureaus. Com isso, é possível potencializar a tomada de decisões e proteger transações da inadimplência, sinistros e riscos em geral.

Sobre o estudo: o levantamento da TransUnion foi feito entre os meses de janeiro e março de 2016 e janeiro e março de 2017, com dados de fontes privadas e públicas.

Sobre a TransUnion

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.

“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion