São Paulo,
27
Abril
2021
|
15:00
Europe/Amsterdam

Um ano após a pandemia, tentativas de fraude digital aumentam no Brasil, segundo estudos da TransUnion

Resumo

- A taxa de tentativas de fraude digital contra empresas aumentou 10,99% no Brasil quando comparamos níveis pré-pandêmicos com pandêmicos

- As suspeitas de tentativas de fraudes digitais no Brasil contra as empresas de serviços financeiros após a pandemia avançaram 457%, sendo roubo de identidade o principal tipo de fraude

A última análise trimestral da TransUnion (NYSE: TRU) sobre as tendências globais de fraude online constatou que, desde o início da pandemia, os fraudadores estão aumentando seus esquemas digitais contra as empresas no Brasil. O setor mais visado pelas suspeitas de tentativas de fraudes digitais no País foi o de serviços financeiros, com aumento de 457%. Além disso, o recente Estudo Global Consumer Pulse da TransUnion descobriu que 20% dos consumidores brasileiros foram, recentemente, alvos recentes de fraudes digitais relacionadas à COVID-19.

A TransUnion chegou às conclusões sobre o cenário de fraudes digitais contra empresas com base na inteligência de bilhões de transações, além de mais de 40.000 websites e aplicativos contidos em seu pacote de soluções de identidade e autenticação baseada em risco e análise de fraudes, o TransUnion TruValidate™.

Descobriu-se que a porcentagem de suspeitas de tentativas de transações digitais fraudulentas, originadas no Brasil, aumentou em 10,99% se comparar aos períodos pré-pandêmicos – 11 de março de 2019 a 10 de março de 2020 – com pandêmicos – 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 como uma pandemia global, a 10 de março de 2021.

“Os fraudadores estão sempre procurando tirar proveito de eventos mundiais significativos. A pandemia da COVID-19 e sua correspondente e rápida aceleração digital, trazida pelas ordens de permanência em casa, é um evento global sem rival na era on-line”, disse Shai Cohen, vice-presidente sênior da Global Fraud Solutions na TransUnion. “Analisando bilhões de transações, examinamos indicadores de fraude durante o ano passado e tornou-se claro que a guerra contra o vírus também trouxe uma guerra contra a fraude digital”.

Para Marcelo Leal, Diretor de Soluções da TransUnion Brasil, o Brasil não fugiu à regra. “A pandemia foi um evento que afetou o mundo inteiro. E os fraudadores estão sempre atentos a isso para se aproveitar destes momentos. O que fica claro no estudo é que os golpistas, em cada país, foram atrás de indústrias específicas mais do que outras. No Brasil, por exemplo, as indústrias mais visadas pelas suspeitas de tentativas de fraudes digitais foram as de Serviços Financeiros, Logística, Varejo e Telecomunicações”.

No Brasil, em todas as indústrias, a TransUnion encontrou as cidades com a maior porcentagem de transações suspeitas de fraude: 1) Rio de Janeiro; 2) São Paulo; e 3) Brasília.

Consumidores Alvo da COVID-19 Esquemas

As conclusões provisórias do Estudo Global Consumer Pulse da TransUnion – pesquisa realizada com 1.101 consumidores brasileiros entre os dias 5 e 16 de março de 2021 – descobriram que 20% desses consumidores disseram terem sido alvo de fraudes digitais relacionadas à COVID-19 nos últimos três meses.

A geração Millennials, nascidos entre 1980 e 1994, é atualmente a mais visada de todas as gerações, com 22,46%. Eles são seguidos pela Geração Z, nascidos entre 1995 e 2002, que tem sido alvo de 21,88% dos golpes.

Entre os consumidores brasileiros que relatam ser alvo de esquemas digitais relacionados à COVID-19, o principal é o roubo de cartão de crédito ou cobranças fraudulentas, contemplando 30% dos entrevistados.

Examinando os tipos de fraude e seu impacto sobre as indústrias

A TransUnion analisou 10 indústrias, listadas na tabela abaixo, para compreender a mudança na porcentagem de suspeitas de tentativas de fraude digital contra elas, comparando os períodos de 11 de março de 2019 a 10 de março de 2020 e 11 de março de 2020 a 10 de março de 2021.

Taxa de Suspeita de Tentativa de Fraude Digital Declaração Pós-Pandêmica

Indústria

Mudança na suspeita de fraude no Brasil

Mudança na suspeita de fraude no mundo

Principais tipos de fraude no mundo

Serviços Financeiros

456,63%

57,49%

Roubo de identidade

Logística

101,53%

4,87%

Fraude de envio

Varejo

67,47%

38,71%

Abuso de promoção

Telecomunicações

20,90%

57,52%

Fraude de cartão de crédito

Viagem e Lazer

-12,01%

29,68%

Fraude de cartão de crédito

Comunidades (online dating, forums, etc.)

-14,80%

-11,10%

Falsidade Ideológica

Jogos de Azar

-50,26%

54,81%

Violações da política / Acordo de licença

Jogos

-55,67%

48,40%

 Fazendas de Ouro

“A pandemia mudou os hábitos financeiros dos consumidores, com mais compras e entretenimento movendo-se on-line. Isto atraiu fraudadores digitais que transferiram suas atividades para indústrias relacionadas, avançando em 457% as suspeitas de tentativas de fraudes digitais nos serviços financeiros, tendo o roubo de identidade como principal tipo de fraude nessa indústria em todo o mundo”, disse Leal. “Apesar destas ameaças, os consumidores esperam que as empresas sejam capazes de proteger suas transações, mas ainda assim manter experiências digitais convenientes”.

Para mais detalhes sobre as descobertas acima, visite nossa página de soluções de Prevenção à Fraude.

Sobre a TransUnion

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, VIABILIZANDO O ACESSO A BENS E SERVIÇOS, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.

“Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Esse é o PROPÓSITO da TransUnion.